• 1 Project 1
    Suspendisse turpis arcu, dignissim ac laoreet a, condimentum in massa.
  • 2 Project 2
    uisque eget elit quis augue pharetra feugiat.
  • 3 Project 3
    Sed et quam vitae ipsum vulputate varius vitae semper nunc.
  • 4 Project 4
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Cuide do seu Ombro na Musculação

| |
O nosso ombro é uma complexa união de 5 articulações que formam a chamada cintura escapular. Neste complexo, ossos como as costelas, escápula, clavícula, úmero (osso do braço) estão estabilizados por ligamentos e músculos. O Manguito Rotador é um conjunto de 4 músculos que são responsáveis pela maioria dos movimentos do ombro. E por falar em movimento, o ombro é a articulação do nosso corpo que realiza os arcos de movimento mais amplos, ou seja, movimentos que podem atingir até 180º, o que sinaliza sua grande importância.
Com o aumento dos praticantes de musculação, um dado estatístico vale ser ressaltado. De 8 a 13% das lesões atléticas tem como incidência o ombro e suas estruturas anatômicas. A busca pelo ganho de força muscular, o movimento biomecânico executado de forma errada, exceder os limites fisiológicos, as próprias características individuais e sua susceptibilidade podem levar a lesões. Dentre as lesões mais simples como as tendinites que podem evoluir negativamente para degenerações, até as rupturas parciais, totais, luxações e subluxações, além das instabilidades articulares e hiperlassidões ligamentares que o praticante pode apresentar e que podem resultar em diminuição da performance, dor e limitação dos movimentos.
O tratamento das lesões do ombro vai ser um resultado de uma avaliação médica criteriosa, onde irá ser optado por um tratamento conservador ou cirúrgico nos casos mais graves. A Fisioterapia terá como objetivos iniciais: a diminuição da inflamação, alívio da dor, recuperação dos movimentos em sua totalidade e ganho de força gradual. A finalização deste tratamento, seja conservador ou cirúrgico, é a volta do atleta ao seu esporte, no caso, a musculação. Em termos gerais, o tratamento com Fisioterapia pode atingir até 7 semanas e o cirúrgico com um prazo de 4 a 6 meses para o retorno a prática desportiva. Lembrando que estes números são relativos a atletas de alta performance.
Para evitar estas lesões, que podem ser altamente limitantes, o respeito aos limites fisiológicos individuais são de grande valia. Posicionamento correto no equipamento de musculação, não ultrapassar 1,5 vezes o comprimento entre os ombros no supino, não realizar movimentos de abertura lateral dos ombros (abdução) acima de 45º, posicionamento das mãos na barra (pronação ou supinação) irão prevenir futuras dores. Observe as orientações de seu Educador Físico e lembre-se: o melhor remédio é a prevenção!

0 comentários:

Postar um comentário